Amazon prepara a chegada do primeiro Echo Dot com Wi-Fi 6E

Amazon prepara a chegada do primeiro Echo Dot com Wi-Fi 6E

Novo Echo Dot passa pela certificação da Anatel (imagem: Everton Favretto/Tecnoblog)

Resumo

Echo Dot de sexta geração foi homologado no Brasil com suporte a Wi-Fi 6E.
Modelo tem bateria interna e USB-C.
A certificação sugere que o dispositivo manterá o formato esférico e terá conectividade Bluetooth.

A Amazon realizou o processo de homologação no Brasil do novo Echo Dot, que virá pela primeira vez com rede Wi-Fi 6E. Essa conexão funciona na frequência de 6 GHz e permite uma transmissão de dados mais rápida. Os documentos da certificação na Anatel foram obtidos pelo Tecnoblog com exclusividade.

Por enquanto, não é possível saber se o novo Echo Dot terá um design diferente do atual: aquela bolinha com um indicador de LED na base. A quinta geração sai hoje por R$ 379 na loja oficial. Já a próxima geração parece continuar com o formato esférico, mas as imagens submetidas à Agência Nacional de Telecomunicações só permitem ver a parte de baixo, onde ficará o selo de certificação.

Outra diferença pode estar na maneira como o Echo Dot interpreta o mundo, já que a certificação prevê uma tecnologia que opera na frequência de 5,8 GHz. Pode ser um sensor de movimento ou radar, mas não é possível cravar isso com base nos documentos atuais.

Bluetooth e demais características

Como já era de se esperar, o produto também virá com Bluetooth. Isso significa que será possível conectá-lo ao smartphone ou qualquer aparelho, para usá-lo como uma caixinha de som tradicional, sem depender da internet. Sua conectividade também prevê o padrão IEEE 802.15.4.

Amazon adotou formato esférico a partir da quarta geração do Echo Dot (foto: Darlan Helder/Tecnoblog)

Caso as informações se confirmem, o Echo Dot de sexta geração poderá ser lançado num futuro próximo para suceder o modelo atual, divulgado pela própria Amazon pelo “som potente e vibrante”, com direito a um alto-falante de 1,73 polegadas com direcionamento frontal. A linha foi atualizada pela última vez em 2022.

O novo modelo tem uma bateria interna (cuja capacidade não foi especificada), usa USB-C e vem com a fonte PA42BR de 22 W.

Um Echo misterioso

O Tecnoblog também percebeu a presença de um outro produto da Amazon homologado recentemente. Por enquanto, sabemos que ele repete a combinação de cima, com Wi-Fi 6E, possível radar e padrão Zigbee. A fonte tem 30 W, a mesma de outros aparelhos da linha Echo.

O que será que a Amazon está preparado para o mercado brasileiro? Seguiremos acompanhando.

Amazon prepara a chegada do primeiro Echo Dot com Wi-Fi 6E

Amazon prepara a chegada do primeiro Echo Dot com Wi-Fi 6E
Fonte: Tecnoblog